Como montar um checklist para viagem

Olá pessoal! Sejam bem-vindos ao blog Organizer!

O assunto de hoje é viagem. Você tem uma viagem planejada e chega o momento de montar a mala, você separa tudo e coloca dentro dela e quando chega no seu destino percebe que esqueceu algo!!!

Então hoje vou dar algumas dicas para que você nunca mais esqueça de colocar nada na sua mala e assim você poderá curtir e aproveitar melhor sua viagem sem ter que se preocupar em ir atrás do que esqueceu.

O segredo é você fazer uma lista de tudo que você precisa levar, ou seja, um checklist. O checklist é muito importante pois ele irá ti ajudar no momento em que estiver montando sua mala e verificar se tudo foi colocado na mala antes de sair para a viagem.

Mas aí vem a pergunta: “Como eu monto um checklist?”. É simples você só precisa seguir alguns passos.

1. Decidir onde seu checklist vai ficar.

Se vai ser em um aplicativo do celular, em uma planilha/documento no computador, em um caderno ou um simples papel. Mas lembre a escolha é muito importante para que você sempre tenha o seu checklist em mãos no momento em que precisar e também para não perdê-lo.

2. Categorizar seu checklist.

Como assim categorizar? Você deve criar categorias como por exemplo: higiene pessoal, roupa íntima, roupas, eletrônicos, documentos e assim por diante. Dependendo você deverá especificar mais estas categorias como: praia, montanha, primavera, verão, outono ou inverno.

3. Definir o que terá dentro de cada categoria.

Você deve especificar detalhadamente o que irá dentro de cada uma das suas categorias, veja alguns exemplos:

Categoria: Higiene Pessoal

Itens da categoria: escova de dente, pasta de dente, fio-dental, sabonete…

Categoria: Praia

Itens da categoria: protetor solar, óculos de sol, chapéu, canga, roupa de banho, esteira…

E assim você vai incrementando todas suas categorias com os itens necessários.

4. Monte seu checklist.

Agora é o momento onde de fato onde você vai fazer seu checklist colocando no celular, no computador ou caderno as categorias x itens.

Uma coisa importante é que você deve colocar a quantidade de itens que você vai levar e se for mais de uma pessoa identificar quantos itens são para uma pessoa e quantos itens são para a outra pessoa.

Veja um exemplo:

1. Este é um exemplo básico, eu utilizo o aplicativo Wunderlist para controlar meu checklist de viagem.

Checklist Viagem Blog Organizer

A imagem acima é uma visão do aplicativo pelo website, mas você também pode utilizá-lo pelo celular, veja como a interface é simples:

Checklist Viagem Blog Organizer

2. Outro exemplo de checklist é o da imagem abaixo que foi feito em uma planilha no computador.

Checklist Viagem Blog Organizer

Depois de todos estes passos seu checklist está montado e pronto para ser usado. Mas aí você me perguntar como usar o checklist no momento de montar a mala?

É bem simples, defina quais serão as primeiras categorias que você irá começar a separar os itens para sua viagem. Conforme você for separando os itens você vai dando um check no item que você já separou para colocar na mala.

Caso tenha alguns itens que você não separou no momento de montar a mala não dê um check nele, deixe em branco (no caso de usar o app do celular ou uma lista no computador) ou faça uma marcação no item (no caso de usar um caderno ou papel).

Veja alguns exemplos:

1. Note na imagem abaixo que os itens “Medicamentos” e “Cartão de crédito/débito/dinheiro” não estão com o check, e no topo da tela existe uma marcação na categoria em vermelho. Isto quer dizer que você terá que revisar seu checklist e verificar se os itens já foram colocados na mala ou bolsa.

Checklist Viagem Blog Organizer

Uma coisa importante se você for usar o caderno ou um papel é colocar em algum lugar da folha o significado daquela marcação, por exemplo, se você colocar uma bolinha vermelha na frente do item, escreva em um cantinho que aquela marcação é de um item que você não separou ainda e que precisa ser separado antes de fechar a mala.

Veja um exemplo de checklist feito no caderno e com a marcação:

Checklist Viagem Blog Organizer

Uma outra dica que eu dou para vocês é sempre olhar a previsão do tempo para a sua viagem e verificar a temperatura máxima e mínima do seu destino. Assim você pode preparar sua mala com mais segurança e não levar roupas desnecessárias ou até mesmo necessárias para o clima do local escolhido.

Não esqueça de acrescentar uma categoria a mais no seu checklist, como por exemplo, “Extras”, caso você tenha que levar roupas que não seja da estação que você está viajando e acrescente tudo que será necessário para esta nova situação.

Antes da viagem faça uma revisão do seu checklist para ter certeza que não faltou nada. Pode acontecer nas primeiras viagens você ainda esquecer algo. Se isso acontecer não deixe de anotar o que foi que faltou para que você coloque no seu próximo checklist. Aí está a importância de ter um modelo de checklist sempre pronto e disponível para novas atualizações quando forem necessárias.

Bom pessoal espero que vocês tenham gostado das dicas de como fazer um checklist. Ah eu também fiz um vídeo onde mostro como eu faço o meu, então clica no link abaixo para assistir e pegar mais algumas dicas.

Eu vou disponibilizar uma cópia do meu checklist para quem quiser seguir como um modelo e aí você pode adaptá-lo conforme a sua necessidade e viagem. Então se você quiser receber a cópia do meu checklist mande um e-mail para “val.angelotti.po@gmail.com“.

Beijos e até o próximo post.

Blog Organizer